Programa de Mobilidade Acadêmica Brasil México

BRAMEX PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA BRASIL-MÉXICO - Grupo de Cooperação  Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB)

O Programa de Mobilidade Acadêmica Brasil-México – BRAMEX é fruto da parceria entre o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) e a Associação Nacional de Universidades e Instituições de Ensino Superior (ANUIES), com o apoio da Divisão de Temas Educacionais e Língua Portuguesa do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (DELP-MRE), embasados no Acordo de Cooperação Acadêmica e Cultural ANUIES – GCUB. O programa consiste na mobilidade de estudantes brasileiros e mexicanos de graduação por um semestre acadêmico, perpassando as áreas de conhecimento em cursos de disciplinas exatas, humanas e de saúde.

O BRAMEX tem como principal objetivo promover a cooperação acadêmica entre o Brasil e o México. Foi lançado em 2011 e já conta com 8 edições, sendo que das instituições associadas ao GCUB, 26 já aderiram ao programa. Mais de 300 estudantes ao total, brasileiros e mexicanos, participaram da mobilidade acadêmica oferecida pelo BRAMEX.

Entre os benefícios do programa, estão inclusas as isenções de taxas acadêmicas, auxílio com refeições e alojamento para os estudantes, bem como algumas ajudas opcionais. Essas conveniências são aplicáveis tanto para os estudantes do Brasil quanto para os acadêmicos do México.

COMO PARTICIPAR

Para concorrer a uma vaga no Programa de Intercâmbio Estudantil Brasil-México, o aluno deverá estar regularmente matriculado em curso de graduação de instituição conveniada ao GCUB que tenha aderido ao programa.

A inscrição é realizada através das universidades brasileiras e colombianas participantes da BRAMEX, após definição das datas de inscrição dos alunos e requisitos adicionais, seguindo os seguintes passos:

Abertura de Edital nas Universidades do Brasil e do México para seleção de alunos para o Programa BRAMEX;
Enviar candidatos selecionados para Universidades Mexicanas e receber documentação de candidatos apresentados por Universidades Mexicanas;
O processo seletivo é realizado na própria instituição de ensino, com base em critérios definidos em editais específicos;
Envio de cartas de aceitação, bem como da documentação necessária para emissão do visto de estudante no Brasil;
Os Formulários Estudantis são enviados com as informações dos estudantes brasileiros da sua instituição selecionados para universidades mexicanas e dos estudantes mexicanos selecionados para a sua instituição.

registrado em: