Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Programa de Mobilidade Acadêmica Nacional ANDIFES

Ficheiro:Andifes-logo.png – Wikipédia, a enciclopédia livre

 

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – Andifes, criada em 23 de maio de 1989, é a representante oficial das universidades federais na interlocução com o Governo Federal, com as associações de professores, de técnico-administrativos, de estudantes e com a sociedade em geral.

São dois Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs), dois Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs) e 65 universidades federais – localizadas em todos os estados da Federação e no Distrito Federal, filiados à Andifes. Em muitas regiões correspondem à única opção de ensino superior e cumprem, em todas, um relevante papel de indução do desenvolvimento econômico, social e cultural.

Nas universidades federais, estudam cerca de um milhão de alunos de graduação e de pós-graduação, em todas as áreas do conhecimento, e também alunos de ensino fundamental e médio nos colégios de aplicação, escolas técnicas e agrícolas.

 

MOBILIDADE ACADÊMICA

O PROGRAMA ANDIFES DE MOBILIDADE ACADÊMICA alcança somente alunos regularmente matriculados em cursos de graduação de universidades federais, que tenham concluído pelo menos vinte por cento da carga horária de integralização do curso de origem e ter no máximo duas reprovações acumuladas nos dois períodos letivos que antecedem o pedido de mobilidade. Este Convênio não se aplica a pedidos de transferência de alunos entre as IFES, que serão enquadrados em normas específicas. O aluno participante deste Convênio terá vínculo temporário com a IFES receptora, dependendo, para isto, da existência de disponibilidade de vaga e das possibilidades de matrícula na(s) disciplina(s) pretendida(s).

 

Convênio Andifes de Mobilidade Acadêmica

Termo de adesão

Termo de adesão

Termo de adesão

Mobilidade Academica

 

Rede Andifes IsF

REDE ANDIFES NACIONAL DE ESPECIALISTAS EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

REDE ANDIFES – IsF

A Rede Andifes-IsF tem como objetivo, junto às IFES vinculadas à Andifes que aderirem à Rede, por meio de chamada específica ou carta convite, propiciar:

  1. A formação inicial e continuada de professores de idiomas para atuarem em processos de internacionalização.
  2. O desenvolvimento de proficiência linguística de:
    • Estudantes, docentes e corpo técnico-administrativo das IFES credenciadas;
    • Professores de idiomas da rede pública de Educação Básica;
    • Estrangeiros (em língua portuguesa), contribuindo para o desenvolvimento de uma política linguística para o país.
  3. O trabalho em rede para o desenvolvimento de políticas linguísticas no Ensino Superior Brasileiro.

A Rede Andifes-IsF atuará em consonância com as políticas de internacionalização das IFES credenciadas e com as políticas governamentais que as IFES se vincularem.

A Rede Andifes-IsF permite que especialistas de qualquer instituição de ensino superior, nacional ou internacional, se credenciem por intermédio de chamadas específicas para atuarem colaborativamente para o aumento do nível de proficiência em língua estrangeira nas IFES credenciadas, com propostas de atuação no tripé ensino-pesquisa-extensão.

registrado em:
Fim do conteúdo da página