Abertura de candidaturas IPB 2º Semestre Fev/2024 - Jul/2024

Instituto Politécnico de Bragança (IPB) - Candidaturas Abertas para Intercâmbio - Período de Fevereiro a Julho de 2024

É com grande prazer que informamos que as candidaturas para os vossos alunos estudarem no Instituto Politécnico de Bragança (IPB) estão agora abertas para o período de fevereiro de 2024 a julho de 2024. Estamos ansiosos para receber os vossos estudantes e oferecer-lhes uma experiência educacional enriquecedora no IPB.

Informações Acadêmicas:

• Ano Letivo de 2023/2024:
    • Mentoring Academy: De 12/02/2024 a 16/02/2024 - Um programa de promoção da integração e sucesso acadêmico dos estudantes do IPB (Saiba mais em Mentoring Academy).
    • 2º Semestre: De 19/02/2024 a 13/07/2024.
    • Pausas Letivas: De 25/03/2024 a 01/04/2024 (Páscoa).

Em 2023/2024, cada semestre letivo corresponde a 30 créditos ECTS e terá uma duração de 20 semanas, incluindo o período de avaliação.

• Número de Vagas: Não temos limites de vagas. Todos os alunos selecionados terão isenção do pagamento da anuidade, no entanto, não dispomos de residências para alunos internacionais.

Documentos Necessários:

Para iniciar o processo de candidatura, os alunos devem providenciar os seguintes documentos:

• Preencher o formulário online (somente após a seleção e nomeação pela vossa instituição): Formulário de Candidatura
  • Passaporte (obrigatório na fase de candidatura).
  • Histórico Acadêmico.
  • Comprovativo de Matrícula.
  • Contrato de Estudos (modelo em anexo ao IPB).

Para auxiliar no preenchimento do "Contrato de Estudos," recomendamos consultar o Guia ECTS disponível em Guia ECTS. É fundamental prestar atenção aos cursos de diferentes campi e ao preenchimento da Tabela B do Acordo de Estudos, que é obrigatório.

Data Limite para Envio da Candidatura: 31/10/2023. Os documentos de candidatura devem ser enviados assinados e carimbados por e-mail para diogo.afonso@ipb.pt. Não aceitamos documentos enviados diretamente pelos alunos.

Processo de Candidatura:

Salientamos que o processo de candidatura e seleção é realizado exclusivamente pela vossa instituição. Portanto, é crucial que os alunos interessados em estudar no IPB entrem em contato com o gabinete de relações internacionais da vossa instituição para obter informações detalhadas sobre o processo. O IPB não aceita candidaturas individuais ou diretas dos alunos até que os documentos de candidatura sejam enviados pela instituição de origem.

Informações Importantes sobre o Acordo de Estudos:

• Os alunos devem estar regularmente matriculados na vossa instituição.
  • Os alunos devem selecionar matérias do 2.º semestre no IPB.
  • A escolha de matérias deve ser feita exclusivamente em um dos campi, Mirandela ou Bragança.
  • Cada semestre corresponde a 36 créditos ECTS (aproximadamente 6 matérias) e inclui um período de avaliação. Alunos de intercâmbio devem completar com sucesso matérias que correspondam a pelo menos 20 créditos.
  • Aceitamos alunos de intercâmbio de graduação/licenciatura e mestrado.
  • Alunos de intercâmbio não podem selecionar matérias dos cursos técnicos do IPB.
  • Alunos de intercâmbio podem escolher matérias de línguas oferecidas na Escola Superior de Educação do IPB, com pagamento adicional para o curso intensivo de línguas.

Benefícios:

Conforme o acordo de cooperação entre o IPB e a vossa instituição, os alunos de intercâmbio estão isentos do pagamento da anuidade no IPB.

É importante destacar que despesas adicionais, como seguro de viagem e de saúde (PB4), viagens de avião, alimentação (2,75 euros por refeição no refeitório do IPB), alojamento, material escolar e outras despesas, ficarão a cargo dos alunos. Solicitamos que verifiquem cuidadosamente se os alunos têm os meios financeiros necessários para se sustentarem em Bragança, a fim de evitar problemas futuros.

Estamos ansiosos para receber os vossos alunos e proporcionar-lhes uma experiência educacional enriquecedora no IPB. Para qualquer dúvida adicional, não hesitem em entrar em contato com diogo.afonso@ipb.pt.

Em anexo abaixo, o contrato de estudos:

CONTRATO DE ESTUDOS

registrado em: ,