Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Ações
Início do conteúdo da página

Ações

coimbra

A partir do dia 27 de outubro de 2015, a Unifesspa passou a fazer parte do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB).

O Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) é uma Associação de universidades brasileiras, de direito privado, sem fins lucrativos e econômicos, de caráter acadêmico, científico e cultural. É composto por 72 universidades brasileiras: 51 federais, 15 estaduais e 6 confessionais/comunitárias e tem como objetivos:

I-Desenvolver relações acadêmicas, científicas e culturais entre as instituições associadas;

II-Promover a internacionalização das universidades por meio da cooperação multilateral;

III-Organizar colóquios e seminários nacionais e internacionais;

IV-Ofertar bolsas de estudo e vagas para facilitar o intercâmbio de estudantes e professores;

V-Promover a pesquisa e publicações conjuntas.

Essa adesão é uma ação estratégica que permitirá a Unifesspa participar na consecução dos projetos e programas desenvolvidos pelo GCUB. Em especial, se beneficiar da cooperação internacional com mais de 200 Universidades do exterior, signatárias dos acordos com Associações ou Redes de Universidades parceiras do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras. Representa um novo passo da Unifesspa no processo de internacionalização.

 

Para mais informações sobre o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, clique aqui.

 

logo andifes

Apresentação

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – Andifes, criada em 23 de maio de 1989, é a representante oficial das universidades federais na interlocução com o governo federal, com as associações de professores, de técnico-administrativos, de estudantes e com a sociedade em geral.

São 2 Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs), 2 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs) e 63 universidades federais – localizadas em todos os estados da Federação e no Distrito Federal. Estas 67 universidades federais vivem hoje um importante processo de expansão. Em muitas regiões correspondem à única opção de ensino superior e cumprem, em todas, um relevante papel de indução do desenvolvimento econômico, social e cultural.

 

Programa ANDIFES de Mobilidade Acadêmica

O programa alcança alunos regularmente matriculados em cursos de graduação de universidades federais, que tenham concluído pelo menos vinte por cento da carga horária de integralização do curso de origem e ter no máximo duas reprovações acumuladas nos dois períodos letivos que antecedem o pedido de mobilidade. Este Convênio não se aplica a pedidos de transferência de alunos entre as IFES, que serão enquadrados em normas específicas. O aluno participante deste Convênio terá vínculo temporário com a IFES receptora, dependendo, para isto, da existência de disponibilidade de vaga e das possibilidades de matrícula na(s) disciplina(s) pretendida(s).

 

Para mais informações sobre a ANDIFES, clique aqui.

Fim do conteúdo da página