Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

DAAD - Serviço Alemão Divulga Oportunidades

 

DAAD

 

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) divulga diversas oportunidades para estudos, pesquisa e disponibiliza dicas para os interessados em concorrer a bolsas e participar de atividades acadêmicas na Alemanha. O DAAD orienta e incentiva as seguintes iniciativas:

 

Auxílio para doutorandos brasileiros

Foram abertas hoje pela segunda vez em 2020 as inscrições às bolsas do programa de auxílio do DAAD para doutorandos brasileiros com bolsa nacional. Se você é estudante de doutorado e possui uma bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) ou de uma Fundação Estadual de Amparo à Pesquisa (FAP) participante do programa, pode se candidatar até o dia 15/11/2020 ao auxílio para uma estadia de pesquisa de dois a seis meses na Alemanha. Os estudantes podem escolher entre universidades, institutos de pesquisa, laboratórios ou bibliotecas para realizar pesquisas específicas, relevantes para o desenvolvimento da tese de doutorado (sem interrupção da vigência da bolsa da agência brasileira). As estadias de pesquisa devem ocorrer entre 01/05/2021 e 31/01/2022. Confira os requisitos e a lista das 17 FAPs participantes no site.

Saiba mais

 

Estadias de pesquisa para professores brasileiros

O DAAD abre duas vezes por ano as inscrições ao seu programa de estadias de pesquisa na Alemanha para professores e cientistas. A próxima chamada se encerra no dia 9/11. São oferecidas bolsas a interessados em passar de um a três meses desenvolvendo um projeto em uma universidade ou instituto de pesquisa alemão. Para se candidatar é preciso ter concluído o doutorado e possuir vínculo com uma instituição de ensino superior ou instituto de pesquisa no Brasil. Os selecionados nesta rodada serão contemplados com estadias de pesquisa que podem ocorrer entre 01/05/2021 e 31/01/2022. O DAAD concede uma bolsa mensal de cerca de 2.000 euros e auxílio para passagem aérea.

Saiba mais

 

Chamada para centros de pesquisa em saúde e clima

O DAAD lançou dois novos programas para fomentar a criação de oito centros globais de pesquisa interdisciplinar destinados a enfrentar dois grandes desafios globais. Quatro centros conduzirão pesquisas sobre Saúde e Prevenção de Pandemias, enquanto os outros quatro se debruçarão sobre Clima e Meio Ambiente. Todos eles serão instalados em países emergentes e em desenvolvimento, e viabilizados por acordos de cooperação entre uma instituição de ensino superior alemã e uma ou mais instituições no país parceiro. Podem se inscrever nas chamadas instituições de ensino superior alemãs dispostas a estabelecer um dos centros e trabalhar em colaboração também com outras organizações alemãs e internacionais. O Ministério das Relações Exteriores da Alemanha destinará cerca de 22 milhões de euros até 2025 para o estabelecimento dos centros.

Saiba mais

 

Evento apresenta Master em Gestão de Tecnologia

Dando continuidade à série "Meet the German Higher Institutions", no dia 29/10, às 11h, o DAAD Brasil recebe representantes da Northern Institute of Technology Management de Hamburgo. O evento online apresentará os cursos de Master em Gestão de Tecnologia. Baseados no aprendizado a partir de experiências práticas e projetos, os cursos são orientados aos desafios futuros e ao desenvolvimento do pensamento empreendedor, habilidade essencial num mundo em constante transformação. Para se inscrever basta acessar o site. A sessão será gravada e disponibilizada na página onde também podem ser acessadas gravações anteriores da série.

Saiba mais: Inscrição Página de sessões

 

Inscrições às bolsas de artes na reta final

Duas das quatro modalidades de bolsas do DAAD para cursos de pós-graduação em áreas artísticas em faculdades públicas alemãs ou reconhecidas pelo governo alemão ainda recebem inscrições: Artes Cênicas/Dança (prazo: 30/10) e Artes Plásticas/Design/Comunicação Visual/Cinema (prazo: 30/11). O objetivo do programa é viabilizar estudos adicionais nos campos mencionados, com a possibilidade de se obter ou não um título acadêmico em uma instituição alemã. Podem se inscrever estudantes que estejam no último ano da graduação e também recém-formados com título de bacharelado/licenciatura ou mestrado. Os selecionados receberão bolsa mensal de 861 euros e outros benefícios, resumidos no site. Já o programa de estadias de pesquisa/produção artística de um a três meses na Alemanha para professores de artes e arquitetura está aberto até 09/11/2020. Podem se candidatar à estadia docentes vinculados a uma instituição de ensino superior no Brasil. Veja os detalhes na página.

Saiba mais: Sobre benefícios | Página

 

Residência artística do DAAD em Berlim

Artistas do mundo todo podem se candidatar ao programa de residência artística do DAAD em Berlim, o Berliner Künstlerprogramm, até 1º de dezembro. Desde 1963 o prestigiado programa recebe anualmente 20 artistas das áreas de Literatura, Artes Visuais, Cinema e Música. As linguagens da dança e da performance são fomentadas em parcerias com outras instituições e festivais alemães. As candidaturas para o ano de 2022 podem ser feitas na página. Entre os artistas renomados já contemplados pelo programa estão Susan Sontag, John Cage, Walter Smetak, Janet Cardiff e Karin Aïnouz, entre muitos outros. Trinta e dois brasileiros já foram premiados com essa residência, entre eles a poeta Angélica Freitas e o cineasta Affonso Uchoa, ambos selecionados no último edital.

Saiba mais

 

EPOS: quatro cursos fecham até 01/12

Voltado à pós-graduação em campos de estudos relacionados ao desenvolvimento sustentável, o programa EPOS entrou em ritmo de contagem regressiva. Entre 30/10 e 01/12 encerram-se as inscrições às bolsas do DAAD para mais quatro cursos: Development Economics (U Göttingen), Tropical Forestry (TU Dresden), Agricultural Economics, Bioeconomy and Rural Development (U Giessen/U Hohenheim) e Agricultural Economics (U Hohenheim). A atual chamada do EPOS para o período 2021/2022 reúne 40 cursos de Master ou Doutorado, ministrados em alemão ou inglês. Além de excelente rendimento acadêmico, é preciso ter o mínimo de dois anos de experiência profissional na área do curso pretendido após a graduação. Veja os detalhes do programa na página e confira os prazos de inscrição na tabela em PDF.

Saiba mais: Página | Tabela de prazos (PDF)

 

DAADicas

EVENTO | Em parceria com outras agências europeias, o DAAD realizou o Study in Europe Digital Show sobre estudo e pesquisa na Europa. Confira as gravações das lives no nosso canal do YouTube.

Saiba mais

 

Para receber a Newsletter DAAD, faça o cadastro em https://www.daad.org.br/pt/newsletter/

Fim do conteúdo da página