Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

GCUB

logo gcub

Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras | GCUB

Página oficialhttps://www.gcub.org.br/


O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) é uma associação da sociedade civil, sem fins lucrativos, de caráter acadêmico, científico e cultural. Foi fundada no dia 29 de outubro de 2008, em Brasília – Distrito Federal com o nome de Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras. Essa denominação foi alterada formalmente no dia 30 de outubro de 2020 em sua Assembleia Extraordinária. Atualmente, é composta por 89 Universidades brasileiras. Sua missão é promover relações acadêmicas, científicas e culturais entre suas instituições associadas e parceiros internacionais, mediante a realização de programas, projetos e ações de cooperação internacional, bilateral e multilateral. As atividades do GCUB são desenvolvidas em parceria com Organizações Internacionais, Universidades, Redes Universitárias, Conselhos de Reitores e Órgãos Governamentais de mais de cem países, localizados nos cinco continentes. Os programas e projetos do GCUB são destinados a estudantes de graduação e de pós-graduação, bem como a pesquisadores e professores de todas as áreas do conhecimento. Por meio desses programas, milhares de estudantes brasileiros e estrangeiros têm a oportunidade de aprimorar seus estudos e de compartilhar valores e visões com pessoas de outras culturas. Essa mobilidade acadêmica também propicia o conhecimento de diferentes sistemas educacionais e de pesquisa, e distintos percursos de formação acadêmica.

Programas do GCUB

bracol

Programa de Intercâmbio de Estudantes Brasil-Colômbia

O Programa consiste na mobilidade de estudantes de graduação de todas as áreas do conhecimento entre universidades brasileiras e colombianas, abrangendo cursos disciplinares em exatas, humanas e saúde, pelo tempo de um semestre acadêmico.

https://www.gcub.org.br/programas/programa-de-intercambio-de-estudantes-brasil-colombia-bracol/

 

 

Programa Bolsas Brasil PAEC OEA-GCUB

O Programa de Bolsas Brasil PAEC OEA-GCUB tem como objetivo contribuir para a integração e fortalecimento região das Américas por meio da concessão de bolsas de estudo de cursos completos de pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado), oferecido pelas Universidades Brasileiras associadas ao GCUB para estudantes dos 34 países membros da OEA, exceto o Brasil, e formar líderes capazes de atuar em diferentes setores, como universidades e instituições de pesquisa, agências governamentais, setor privado e outros.

https://www.gcub.org.br/programas/programa-bolsas-brasil-paec-oea-gcub/

paec

 

 

beadoc

Programa de Doutorado e Pesquisa Brasil-Europa

O Programa Be_a_DOC visa fomentar a cooperação existente entre instituições europeias e brasileiras ligadas às duas redes, por meio da publicação de ofertas de Doutorado Sanduíche ou de Pesquisa nas universidades de ambas as redes.

https://www.gcub.org.br/programas/be-a-doc/

Fim do conteúdo da página